Discurso mítico e práticas sociais dos índios Guarani-Mbya

Authors

  • Aldo Litaiff Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Sul de Santa Catariana (Unisul)

Keywords:

Índios Guarani, Antropologia, Pragmatismo

Abstract

Nosso objetivo nesse artigo é apresentar os resultados de investigações efetuadas junto ao Grupo de Pesquisas Linguagem e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Partimos de uma análise bibliográfica enfocando um quadro teórico centrado principalmente no “pragmatismo” (Charles S. Peirce), no “neo-pragmatismo” (Richard Rorty) e na “filosofia pós-analítica (Donald Davidson). Buscamos destacar algumas importantes questões concernentes à relação entre crenças, especificamente as mitológicas, e praticas entre os índios Guarani-Mbya do Estado de Santa Catarina. Com isto, pretendemos aprofundar os conhecimentos sobre esse seguimento da população catarinense e contribuir num debate teórico central, não só para as Ciências da Linguagem, como para as Ciências Humanas.

Author Biography

Aldo Litaiff, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Sul de Santa Catariana (Unisul)

Doutorado em Antropologia Cultural pela Université de Montréal, Canadá (1999), Pós-Doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França (2005), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina e pesquisador do Museu da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Filosofia, com ênfase em Estudos Interétnicos, Etnologia Guarani, Mitologia Guarani, Teoria Antropológica, Filosofia da Linguagem, Semiótica e Epistemologia.

Published

2013-09-19

How to Cite

Litaiff, A. (2013). Discurso mítico e práticas sociais dos índios Guarani-Mbya. Revista Língua&Literatura, 15(24), 251–276. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/702