A relação entre percepção e produção de verbos no passado simples por brasileiros estudantes de Inglês como segunda língua
Resumen
Este estudo investigou as relações de marcação na percepção e produção de palavras terminadas em -ed por brasileiros estudantes de inglês como língua estrangeira (LE). Palavras terminadas em -ed incluem verbos regulares do inglêsproduzidos no tempo passado, onde os plosivos orais eram os contextos antecedentes do -ed. Assim sendo, os verbos poderiam apresentar três pronúncias diferentes, com uma sílaba extra /id/, ou como /t/ ou como /d/, dependendo do
contexto antecedente. Trinta e dois estudantes atendendo aulas de inglês avançado no curso extracurricular de línguas estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram testados. Os dados de produção foram obtidos pela criação de sentenças a partir de ‘frases guias’ fornecidas por escrito e os dados de percepção foram obtidos através de um teste de identificação do item estranho gravado em áudio por falantes nativos do inglês americano, o qual segue o
modelo de pesquisa realizada na área de fonética e fonologia da língua inglesa com falantes de outras línguas maternas (LMs) aprendizes de inglês como segunda língua (L2). Os resultados apresentaram dados estatisticamente significativos e mostram que as relações de marcação podem prever que os contextos vozeados /b, g/ serão mais problemáticos que os contextos não vozeados /p, k/ e que os contextos alveolares /t, d/ serão menos problemáticos para os brasileiros aprendizes
de inglês como LE, tanto na percepção quanto na produção, de acordo com a Hipótese de Marcação Diferencial (MDH). Os resultados do presente estudo corroboram os resultados de estudos prévios em termos do efeito do vozeamento e da relação entre percepção e produção de consoantes em coda silábico simples por brasileiros aprendizes de inglês como LE em nível inicial de aprendizagem da LE.
Publicado
2012-04-11
Cómo citar
Frese, R. A. (2012). A relação entre percepção e produção de verbos no passado simples por brasileiros estudantes de Inglês como segunda língua. Revista Língua&Literatura, 9(13), p. 93–106. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/70
Número
Sección
Artigos
Licencia
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.