ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA

Autores/as

  • Zoraia Aguiar Bittencourt Doutora em Educação. Licenciada em Letras. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. E-mail: zoraiabittencourt@gmail.com
  • Suzana Schwartz Doutora em Educação. Licenciada em Pedagogia. Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Jaguarão/RS. E-mail: sznschwartz@gmail.com

Resumen

Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no ingresso de estudantes na Educação Superior. A democratização do acesso propiciou a alunos historicamente excluídos desses espaços oportunidade de formação acadêmica. Muitos dos estudantes, porém, constituem um perfil discente caracterizado por apresentar na Educação Básica uma precária formação em algumas áreas do conhecimento, incluindo aprendizagem e uso proficiente da leitura. Como consequência desse histórico, tais estudantes estão revelando dificuldades na leitura de textos de cunho científico. Considerando que uma das práticas de ensino mais comuns na Educação Superior está baseada na solicitação de leitura prévia de textos científicos para as aulas, especialmente em cursos de licenciatura, esse artigo objetiva apresentar o conceito de alfabetização acadêmica, articulado com o novo perfil dos alunos ingressantes nos cursos de licenciatura, encaminhando para a proposta de inserir o tema em um componente curricular nos primeiros semestres de cursos de licenciatura.

Biografía del autor/a

Zoraia Aguiar Bittencourt, Doutora em Educação. Licenciada em Letras. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. E-mail: zoraiabittencourt@gmail.com

Doutora em Letras e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado em Letras da URI

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Aguiar Bittencourt, Z., & Schwartz, S. (2021). ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA. Revista Língua&Literatura, 23(42), 164–181. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/4142