Um esboço acerca do léxico em enunciação: concepção e conseqüências pedagógicas para o ensino fundamental

Autores/as

  • Silvana Silva

Resumen

Este trabalho apresenta um esboço do ensino do léxico da língua portuguesa conforme a Teoria da Enunciação de Benveniste. Este
objetivo é alcançado pela investigação de conceitos de léxico, derivação e enunciação na teoria mencionada. A seguir é desenvolvido um procedimento a ser aplicado para alunos do ensino fundamental para medir as contribuições de uma perspectiva da enunciação do léxico no ensino. A principal conclusão é que quanto mais
situações reais não proporcionadas para ensinar o léxico mais os alunos apreendem seu significado. Então, uma perspectiva de ensino de enunciação pode ser enfatizada para os alunos.

Publicado

2012-04-10

Cómo citar

Silva, S. (2012). Um esboço acerca do léxico em enunciação: concepção e conseqüências pedagógicas para o ensino fundamental. Revista Língua&Literatura, 7(10-11), p. 57–72. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/39

Número

Sección

Artigos