Um esboço acerca do léxico em enunciação: concepção e conseqüências pedagógicas para o ensino fundamental
Resumen
Este trabalho apresenta um esboço do ensino do léxico da língua portuguesa conforme a Teoria da Enunciação de Benveniste. Esteobjetivo é alcançado pela investigação de conceitos de léxico, derivação e enunciação na teoria mencionada. A seguir é desenvolvido um procedimento a ser aplicado para alunos do ensino fundamental para medir as contribuições de uma perspectiva da enunciação do léxico no ensino. A principal conclusão é que quanto mais
situações reais não proporcionadas para ensinar o léxico mais os alunos apreendem seu significado. Então, uma perspectiva de ensino de enunciação pode ser enfatizada para os alunos.
Publicado
2012-04-10
Cómo citar
Silva, S. (2012). Um esboço acerca do léxico em enunciação: concepção e conseqüências pedagógicas para o ensino fundamental. Revista Língua&Literatura, 7(10-11), p. 57–72. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/39
Número
Sección
Artigos
Licencia
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.