O RETRATO SOCIAL DA GALIZA ATRAVÉS DA POESIA: LITERATURA GALEGA NO “REXURDIMENTO”

Autores/as

Palabras clave:

Literatura galega, Poesia galega, Rexurdimento

Resumen

O movimento literário na Galiza passou por fases até chegar no rexurdimento, que trouxe de volta a recuperação cultural e valorização da língua galega no país durante o fim do século XIX. Seus principais representantes foram Rosalia de Castro, Eduardo Pondal e Manuel Curros Enriquéz. Os temas de escrita de Rosalia de Castro foram situações cotidianas, paisagens e sentimentos. Eduardo Pondal se destacou utilizando mitologia e lendas, além de evidenciar o amor à pátria através da criação do hino galego para referir-se a uma história galega de cultura elevada onde o passado podia ser considerado nobre. Já Manuel Curros Enríquez escreveu críticas sociais contra as injustiças como a fome dos galegos e emigração. Juntos eles influenciaram na reconstrução da identidade galega por meio da escrita e ficaram marcados na história de seu povo.

Biografía del autor/a

Thamiris Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Psicologia (2014), Mestrado (2016) e Doutorado (2020) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado

2021-02-24

Cómo citar

Marques, T. (2021). O RETRATO SOCIAL DA GALIZA ATRAVÉS DA POESIA: LITERATURA GALEGA NO “REXURDIMENTO”. Revista Língua&Literatura, 22(39), 105–118. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3624