IMPLICAÇÕES DO USO DA WEBQUEST NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores/as

Palabras clave:

Práticas pedagógicas, Tecnologias digitais, Mediação tecnológica.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo contribuir com as áreas do conhecimento que envolvem questões de formação docente e ensino mediado pelas tecnologias. Dessa forma, o foco de análise para esse artigo consiste em apresentar as implicações do minicurso para o uso da webquest no processo de ensino-aprendizagem pela/na perspectiva do professor e do discente. O estudo se configura em uma pesquisa qualitativa e interpretativista. Os resultados apontam que o minicurso possibilitou que os professores realizassem uma atividade por meio da webquest, a qual oportunizou mudanças no processo de ensino-aprendizagem, em especial, ao que tange o trabalho com discentes considerados nativos digitais.  

Biografía del autor/a

Danielle Cristine Silva, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, licenciada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês e suas Literaturas. Atuou como bolsista PIBID - CAPES e como bolsista PIBIC - FAPEMIG/CAPES. Atualmente, é tutora a distância do curso de Letras na UFLA, professora de Língua Portuguesa na educação básica e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Médio e Juventudes - NEPEMJ. Suas pesquisas se inserem nas seguintes temáticas: formação de professores, tecnologia, letramento digital, ensino de Língua Portuguesa em contextos digitais e dificuldades de aprendizagem.

Patrícia Vasconcelos Almeida

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006), com um período na Inglaterra na Universidade de Bath. Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais em Linguística Aplicada - Estudos Linguísticos - linha: Linguagem e Tecnologia (2019). Atualmente é professora de língua inglesa na Universidade Federal de Lavras, no curso de Letras, Departamento de Estudos da Linguagem. Professora no programa de pós-graduação da Educação (mestrado profissional) e da pós-graduação Letras (mestrado acadêmico). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, estratégias de aprendizagem, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras mediado pelas tecnologias digitais, tecnologia educacional, ambientes virtuais de aprendizagem, preceitos e utilização da Teoria da Atividade e da Pesquisa Narrativa.

Publicado

2021-02-24

Cómo citar

Silva, D. C., & Vasconcelos Almeida, P. (2021). IMPLICAÇÕES DO USO DA WEBQUEST NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Revista Língua&Literatura, 22(39), 56–76. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3401