FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS

Autores/as

  • Denise Almeida Silva URI/Frederico Westphalen
  • Ana Paula Teixeira Porto
  • Miguel Rettenmaier

Palabras clave:

Leitura, Formação do Leitor

Resumen

Ao se pensar na formação de leitores no contexto brasileiro, vários problemas podem ser identificados ao longo das últimas décadas. Há mais de 30 anos, já havia estudos científicos rigorosos, apontando as ineficiências no trabalho de leitura nas instituições de ensino. Para citar alguns exemplos, relembramos a denúncia de Regina Zilberman (1984) sobre o que denominara como crise da leitura na escola e a ratificação de sua perspectiva por Leticia Malard (1985) ao identificar diversos problemas de leitura e especialmente da literatura na educação básica. Mais do que um enraizamento de problemas, parece haver um fortalecimento deles, como a diminuição da população considerada como “leitor”, como assinala a pesquisa coordenada por Zoara Failla (2012), e uma certa insuficiência de novas concepções e práticas de leitura que acenem para um caminho promissor na formação de leitores.

Biografía del autor/a

Denise Almeida Silva, URI/Frederico Westphalen

Departamento de Línguística, Letras e Artes.

Área: Literatura

Publicado

2016-03-18

Cómo citar

Silva, D. A., Porto, A. P. T., & Rettenmaier, M. (2016). FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS. Revista Língua&Literatura, 17(30), 27–37. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2105