LEITURA EM JOGO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA E JOGOS DIGITAIS NO PARANÁ

Autores/as

  • Alexandre Vilas Boas da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Frederico Fernandes Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Ensino de literatura, Leitura., Jogos digitais

Resumen

Este artigo trata da relação entre ensino de literatura e jogos digitais, tendo como tema específico jogos disponíveis no Portal Educacional Dia a Dia Educação, do Governo do Estado do Paraná. O artigo discute a possibilidade de emprego de jogos digitais para o ensino de literatura na educação básica, destacando a importância das novas tecnologias de modo a acrescentar outras experiências de apreensão do texto literário. Para auxiliar na tarefa analítica foram retomadas discussões teóricas acerca da leitura voltada para o ensino de literatura, bem como do emprego de novas tecnologias. A análise demonstra que há incompatibilidade entre os jogos disponibilizados pelo Portal Educacional e as diretrizes governamentais para ensino de literatura e língua portuguesa.

Biografía del autor/a

Alexandre Vilas Boas da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Letras, área de concentração em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com período de estágio no Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior/CAPES, na Brock University, Canadá, pelo Programa Visiting International Scholar. Mestre em Letras (2005) e graduado em Letras Vernáculas (2003), pela UEL.

Endereço para acessar currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5137633104355707

Frederico Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Professor Associado junto ao Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL. Bolsista produtividade
Cnpq. Coordenador do Portal de Poéticas Orais.

Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Vilas Boas da Silva, A., & Fernandes, F. (2016). LEITURA EM JOGO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA E JOGOS DIGITAIS NO PARANÁ. Revista Língua&Literatura, 17(30), 51–71. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2066