UM OLHAR PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA FRONTEIRA BRASIL/URUGUAI EM UM CONTEXTO ESCOLAR MULTILÍNGUE
Palabras clave:
Ensino de Português. Fronteira. Multilinguismo.Resumen
O presente trabalho toma os princípios da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, com o objetivo de buscar compreender o papel da Língua Portuguesa em um contexto escolar multilíngue na fronteira Brasil/Uruguai. Focalizamos uma escola particular uruguaia bilíngue (Espanhol e Inglês), situada em Rivera (Uruguai), cidade gêmea com Santana do Livramento (Brasil/RS). Sob tal foco, observamos a proposta curricular da escola para o ensino de Português e fizemos algumas inferências e considerações sobre tal proposta. Também, analisamos a percepção dos alunos da escola sobre a importância da Língua Portuguesa em suas vidas. A pesquisa se desenvolve com ênfase em uma perspectiva teórica que implica questões de currículo, subjetivação e identificações, entre outras teorias. Em face disso, espera-se que, por meio deste trabalho, seja possível contribuir para uma reflexão cuidadosa sobre a condição do contexto escolar multilíngue na fronteira Brasil/Uruguai.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.