UM OLHAR PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA FRONTEIRA BRASIL/URUGUAI EM UM CONTEXTO ESCOLAR MULTILÍNGUE

Autores

  • Valesca Brasil Irala Unipampa / Bagé
  • Bruna Antunes Unipampa/Bagé

Palavras-chave:

Ensino de Português. Fronteira. Multilinguismo.

Resumo

O presente trabalho toma os princípios da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, com o objetivo de buscar compreender o papel da Língua Portuguesa em um contexto escolar multilíngue na fronteira Brasil/Uruguai. Focalizamos uma escola particular uruguaia bilíngue (Espanhol e Inglês), situada em Rivera (Uruguai), cidade gêmea com Santana do Livramento (Brasil/RS). Sob tal foco, observamos a proposta curricular da escola para o ensino de Português e fizemos algumas inferências e considerações sobre tal proposta. Também, analisamos a percepção dos alunos da escola sobre a importância da Língua Portuguesa em suas vidas. A pesquisa se desenvolve com ênfase em uma perspectiva teórica que implica questões de currículo, subjetivação e identificações, entre outras teorias. Em face disso, espera-se que, por meio deste trabalho, seja possível contribuir para uma reflexão cuidadosa sobre a condição do contexto escolar multilíngue na fronteira Brasil/Uruguai.

Biografia do Autor

Valesca Brasil Irala, Unipampa / Bagé

Possui Licenciatura em Letras (Português/Espanhol), pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Tem especialização em Língua Espanhola e mestrado e doutorado em Letras (área de concentração: Linguística Aplicada) pela Universidade Católica de Pelotas, onde foi orientanda do Prof. Dr. Vilson Leffa. Fez pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (UDELAR), em Montevidéu, sob supervisão da Profa. Dra. Beatriz Gabbiani. É professora, desde 2006, da área de Língua Espanhola e Linguística Aplicada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da UNIPAMPA, desde o ano de 2014. Seus interesses de pesquisa atuais são: formação inicial e continuada, políticas linguísticas e educacionais, uso da tecnologia na formação de professores, questões de fronteira(s) em uma perspectiva transdisciplinar e avaliação/proficiência no ensino de línguas.  E-mail: valesca.irala@unipampa.edu.br

Bruna Antunes, Unipampa/Bagé

Possui graduação em Letras com Habilitação em Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem especialização em Linguagem e Docência pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Desempenhou a função de Bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa Fronteira(s): discursos, saberes e práticas;financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (2011-2013). Participou do grupo de estudos Fronteira e Linguagem no Espaço Platino (FLEP), constituído na Universidade Federal do Pampa (2011-2014).

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Irala, V. B., & Antunes, B. (2018). UM OLHAR PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA FRONTEIRA BRASIL/URUGUAI EM UM CONTEXTO ESCOLAR MULTILÍNGUE. Revista Língua&Literatura, 19(34), 207–228. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1731