A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE

Autores/as

  • Vania Maria Lescano Guerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

cultura indígena, identidades, relações de poder, ensino.

Resumen

Este trabalho problematiza como a produção das identidades dos alunos indígenas de Mato Grosso do Sul se manifesta nos textos escritos de estudantes do 9º ano da Escola Municipal Francisco Meireles, situada no município de Dourados, junto à Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa. Interessa-nos examinar o processo identitário instaurado em 2 textos produzidos por 2 aprendizes, em situações cotidianas de sala de aula, analisando as marcas linguísticas de exclusão e de preconceito presentes nessa escritura. Nesse discurso escolar manifesta-se um conjunto de questões que fomentam seu aparecimento-acontecimento: as condições dos povos das etnias, Guarani (Ñandeva), Terena, Kadiweu e Kaiowá, as relações de poder, os interesses contraditórios, a iminente destruição do espaço (u)tópico de nascimento desses povos e, por extensão, de suas identidades. Nosso intuito de estudar os discursos acerca da construção das identidades dos povos indígenas, com base na interpretação de regularidades dos enunciados que se manifestam na materialidade linguística, parte de recortes textuais significativos, analisados transdisciplinarmente (CORACINI, 2007), sob a ótica, especialmente, das teorias discursivas e culturalistas. Ainda hoje, no município de Dourados, apesar da proximidade entre a zona urbana e a Reserva Indígena, é visível como essa população é discriminada e como isso vem afetar sua vida e sua identidade.

Palavras-chave: cultura indígena; identidades; relações de poder; ensino.

Biografía del autor/a

Vania Maria Lescano Guerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vânia Maria Lescano Guerra possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Araraquara (SP) e cursou Pós-doutorado sobre Identidade, Discurso e Cultura no IEL, UNICAMP, no Programa de Linguística Aplicada. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pesquisadora da FUNDECT. É membro do GT "Práticas Identitárias em Linguística Aplicada" da ANPOLL. Também faz parte do SINAES/INEP/MEC como Avaliador de Curso de Graduação e Avaliador Institucional. Publicou livros na área, dentre eles estão: “Práticas discursivas: crenças, estratégias e estilo”, em 2008, e “O indígena de Mato Grosso do Sul: práticas discursivas e culturais”, em 2010. Organizou algumas obras tais como: “Olhar interdisciplinar na investigação sobre a linguagem”, em 2005; “Discurso, alteridades e gênero” em parceria com Edgar Nolasco, em 2006; “Identidade e discurso: história, instituições e práticas”, com Marlene Durigan e Edgar Nolasco, em 2008; e “Culturas do contemporâneo: projetos locais/projetos globais”, em co-autoria com Edgar Nolasco, em 2010. Atua na graduação e na pós-graduação em Letras da UFMS, orientando e desenvolvendo pesquisas.

Publicado

2013-03-18

Cómo citar

Guerra, V. M. L. (2013). A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE. Revista Língua&Literatura, 14(23), p. 53–76. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/347