POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
Palabras clave:
Leitura. Literatura. Livro didático. Poesia. Subjetividade.Resumen
Para formar leitores é preciso criar condições de aproximação entre o sujeito e o universo letrado, sobretudo a partir do envolvimento proporcionado pela literatura. Isto convoca a subjetividade e a relação mais significativa com a leitura. Entretanto, em pesquisa realizada com livros didáticos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental, observou-se uma abordagem questionável do texto literário. Nesses materiais, em geral, a literatura, marcadamente, a poesia, é tomada como pretexto para apropriação do código e abordagem superficial de temas diversos. Desconsidera, assim, a relação intersubjetiva como elemento fundamental da leitura literária. Neste artigo, apresentaremos a expansão do enfoque de ensino de leitura a partir do contato significativo, porque marcado pela subjetividade, com a poesia, desde os primeiros anos de escolarização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.