ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO

Autores/as

Palabras clave:

Educação de adultos, Analfabeto, Período Imperial, Análise de Discurso.

Resumen

Ao buscar refletir sobre uma perspectiva histórica, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise discursiva sobre a constituição da educação de adultos e os sentidos de cidadania e do sujeito analfabeto durante a construção sócio-histórico-jurídico e ideológica do Período Imperial. Para tanto, ancora-se na área disciplinar da Análise de Discurso materialista histórica que procura descrever, interpretar e analisar os discursos afetados pelos sentidos sócio-histórico-jurídico e ideológicos que permeiam sujeitos, arquivos e a linguagem. A análise discursiva deste trabalho aponta que a educação de adultos no Período Imperial é relacionada em paráfrase com o termo filantropia e, os sentidos de analfabeto perpassam discursos de preconceito que movimentam sentidos – inscritos nos arquivos jurídicos educacionais da época – na área da educação e da cidadania.

Biografía del autor/a

  • Rhafaela Rico Bertolino Beriula, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em 2014, Especialista em Docência no Ensino Superior e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante (FAVENI) em 2017, Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG Letras) 2018/2020, Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL), ofertado pela UNEMAT no Câmpus Universitário de Sinop.

  • Tânia Pitombo de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1985), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente, é professora adjunta titular da Universidade do Estado de Mato Grosso e membro titular do quadro docente dos Programas de Pós-Graduação PPGLetras - Mestrado Acadêmico em Letras e PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras UNEMAT/SINOP. Membro do Centro de Estudos e Investigações (CEI) - Grupo de Pesquisa Educação e Estudos de Linguagem - GEDEL. Professora pesquisadora no Grupo de Pesquisa EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA e no CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA ASSISTIVA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e sustentabilidade, linguagem e tecnologia, tecnologia assistiva, língua, sujeito, história, linguagem, identidade e leitura.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Beriula, R. R. B., & Oliveira, T. P. de. (2021). ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO. Revista Língua&Literatura, 23(42), 48-67. https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3891