IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS

Authors

  • Evanir Piccolo Carvalho Universidade Católica de Pelotas
  • Hilário Inácio Bohn Universidade católica de Pelotas

Keywords:

Identidades, Pertencimentos, Proeja, Discurso.

Abstract

Este artigo, situado no âmbito da Linguística Enunciativa, analisa deslocamentos identitários e a construção de pertencimentos dos sujeitos a partir do ingresso na modalidade educacional Proeja. A pesquisa ancora-se epistemologicamente na abordagem qualitativa/interpretativista e os dados vêm de entrevistas narrativas realizadas com treze sujeitos do Proeja de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O referencial teórico tem como base a perspectiva dialógica bakhtiniana que permite desvelar as identidades que se forjam no âmbito social e educacional. As construções identitárias são examinadas dentro dos subsídios interdisciplinares dos estudos cultuais. Os resultados apontam para identidades que, no Proeja, ressignificam percursos, buscam pertencimentos e projetam identidades futuras pela profissionalização. O estudo torna-se relevante, pois contribui para o entendimento identitário de um grupo social marginalizado, sinaliza para o desenvolvimento de pesquisas sobre identidades no Proeja e constitui iniciativa para repensar ações acerca da educação de jovens e adultos, considerando suas especificidades.

Author Biographies

Evanir Piccolo Carvalho, Universidade Católica de Pelotas

É professora efetiva do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul e atua na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, principalmente nos seguintes temas: letramentos, leitura, gêneros discursivos e produção textual nos cursos de nível médio, pós-médio, superiores de tecnologia e licenciaturas. Possui graduação em Letras, Licenciatura Plena Inglês/Português pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Especialização em Metodologia de Ensino (1990) e Mestrado em Educação pela mesma universidade (2004). Atualmente, é Doutoranda em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, RS.

Hilário Inácio Bohn, Universidade católica de Pelotas

Professor Titular no Departamento de Letras da UCPel-RS, onde atua na área da Linguística Aplicada, linha de pesquisa Aquisição, Variação e Ensino. É formado em Letras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela PUC do RS em 1968, especialista em Língua Inglesa nas Universidades de Michigan, Ann Arbor e Yale University (1969), mestre em Linguística Aplicada na School of Education em Bloomington, Indiana University (1971), doutor em Linguística Aplicada na School of Education da University of Texas, Austin (1977), pós-doutor pela University of Birmingham, Inglaterra (1986), atuou na Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Mestrado e doutorado da UFSC, foi Professor Titular no Departamento de Línguas Estrangeiras, na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC.

Published

2013-12-16

How to Cite

Carvalho, E. P., & Bohn, H. I. (2013). IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS. Revista Língua&Literatura, 15(25), 145–171. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/870