IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS
Palavras-chave:
Identidades, Pertencimentos, Proeja, Discurso.Resumo
Este artigo, situado no âmbito da Linguística Enunciativa, analisa deslocamentos identitários e a construção de pertencimentos dos sujeitos a partir do ingresso na modalidade educacional Proeja. A pesquisa ancora-se epistemologicamente na abordagem qualitativa/interpretativista e os dados vêm de entrevistas narrativas realizadas com treze sujeitos do Proeja de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O referencial teórico tem como base a perspectiva dialógica bakhtiniana que permite desvelar as identidades que se forjam no âmbito social e educacional. As construções identitárias são examinadas dentro dos subsídios interdisciplinares dos estudos cultuais. Os resultados apontam para identidades que, no Proeja, ressignificam percursos, buscam pertencimentos e projetam identidades futuras pela profissionalização. O estudo torna-se relevante, pois contribui para o entendimento identitário de um grupo social marginalizado, sinaliza para o desenvolvimento de pesquisas sobre identidades no Proeja e constitui iniciativa para repensar ações acerca da educação de jovens e adultos, considerando suas especificidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.