UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Abstract
O artigo analisa a constituição do sujeito docente numa conjuntura sócio-histórica de uberização das relações de trabalho. Para tanto, tomamos como objeto de enunciados produzidos por docentes na plataforma Profes, que oferta atendimento educacional tarifado. O aparato teórico que norteia o olhar analítico repousa nos pressupostos de Michel Foucault, especialmente no que se refere aos conceitos de discurso, enunciado, formação discursiva e verdade. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa com viés interpretativo-descritivo. As análises permitem pensar que os docentes, ao se situarem no âmbito da lógica neoliberal, buscam vender os seus serviços num ambiente que prima pela competividade e avaliação constante, o que acaba por precarizar o trabalho docente.Downloads
Published
2021-12-22
How to Cite
Vieira da Silva, F., & da Silva Júnior, J. (2021). UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Revista Língua&Literatura, 23(42), 17–30. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3910
Issue
Section
Artigos
License
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.