A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO
Keywords:
ensino de literatura, proposta rizomática, formação de leitores.Abstract
O presente trabalho busca analisar a proposta rizomática, inspirada nos postulados de Deleuze e Guattari (2012), contida na obra de Boberg e Stopa (2012), no qual se verifica o modo como essas autoras seguem/destoam a noção de rizoma numa sugestão de leitura de textos literários. Para tanto, inicialmente comentamos os princípios do rizoma, enquanto criação filosófica e seu deslocamento para o ensino. Ademais, tecemos algumas ponderações no que concerne ao espelhamento entre o método recepcional, a partir de sua constituição por Bordini e Aguiar (1993), e a proposta rizomática em estudo. Verifica-se que a modulação em etapas entre o método e a proposta cruzam caminhos de atuação em favor da formação de um leitor que possa engendrar na sua leitura caminhos vários para um contato profícuo com o texto. Por fim, nas considerações finais, ponderamos sobre como o atendimento à proposta rizomática, a partir de Boberg e Stopa (2012), constitui possibilidades de leitura, cujos efeitos tendem a (não) criar rizomas, bem como as etapas da proposta demonstram o cruzamento com o método recepcional, o espelhando, e contemplando seus efeitos para formação de leitores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.