IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS CULTURAIS PARA ANÁLISE LITERÁRIA DE PRODUÇÕES INDÍGENAS

Authors

  • Randra Kevelyn Barbosa Barros Universidade do Estado da Bahia
  • Elizabeth Gonzaga de Lima Universidade do Estado da Bahia

Keywords:

Estudos Culturais, Literaturas Indígenas, Graça Graúna.

Abstract

Os estudos culturais trazem reflexões importantes para o campo literário ao sugerir que as produções de grupos subalternizados também possam ser examinadas. O objetivo desse artigo é analisar como os estudos culturais contribuem para análises das escritas indígenas e para que os textos elaborados pelos filhos da terra sejam estudados no campo da literatura. As reflexões acerca dessa teoria cultural são subsidiadas pelas contribuições de Maria Cevasco (2008), Ana Escosteguy (2001) e Jonathan Culler (1999). A discussão a respeito do surgimento da literatura de autoria indígena é fundamentada a partir das considerações de Maria Almeida (2014) e Daniel Munduruku (2012). A fim de ilustrar como esses debates teóricos se aplicam literariamente, alguns poemas da escritora nativa Graça Graúna serão analisados. Por meio desse estudo, busca-se demonstrar como os estudos culturais contribuem nos estudos literários, o que permite refletir sobre as produções autorais indígenas contemporâneas.

Author Biographies

Randra Kevelyn Barbosa Barros, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), com ênfase em "Leitura, Literatura e Identidades", da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atuou como bolsista no subprojeto "Afrodescendência: a representação do negro na literatura brasileira e a produção de escritores afrobrasileiros e africanos de língua portuguesa na contemporaneidade", do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UNEB). Se interessa pelos seguintes temas: produções autorais indígenas; culturas dos povos nativos.

Elizabeth Gonzaga de Lima, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, é docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens e do curso de Letras. Integra a equipe do Projeto Capes/PROCAD Escritas contemporâneas: desafios teórico-críticos (2014-2018), que reúne PUC-Rio, UNEB, UEFS e PUC-Goiás, tendo realizado o estágio de Pós-doutoramento em 2016 na PUC_RIO, sob a supervisão do Prof. Dr. Renato Cordeiro Gomes. Tem experiência na área de Letras, atuando nas disciplinas de Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Seus trabalhos abordam principalmente os seguintes temas: o diálogo entre literatura, tecnologia e artes, a  escrita autobiográfica e gêneros afins nas literaturas de língua portuguesa.   

Published

2020-08-04

How to Cite

Barbosa Barros, R. K., & Gonzaga de Lima, E. (2020). IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS CULTURAIS PARA ANÁLISE LITERÁRIA DE PRODUÇÕES INDÍGENAS. Revista Língua&Literatura, 21(37), 91–105. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3470