IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS CULTURAIS PARA ANÁLISE LITERÁRIA DE PRODUÇÕES INDÍGENAS
Palavras-chave:
Estudos Culturais, Literaturas Indígenas, Graça Graúna.Resumo
Os estudos culturais trazem reflexões importantes para o campo literário ao sugerir que as produções de grupos subalternizados também possam ser examinadas. O objetivo desse artigo é analisar como os estudos culturais contribuem para análises das escritas indígenas e para que os textos elaborados pelos filhos da terra sejam estudados no campo da literatura. As reflexões acerca dessa teoria cultural são subsidiadas pelas contribuições de Maria Cevasco (2008), Ana Escosteguy (2001) e Jonathan Culler (1999). A discussão a respeito do surgimento da literatura de autoria indígena é fundamentada a partir das considerações de Maria Almeida (2014) e Daniel Munduruku (2012). A fim de ilustrar como esses debates teóricos se aplicam literariamente, alguns poemas da escritora nativa Graça Graúna serão analisados. Por meio desse estudo, busca-se demonstrar como os estudos culturais contribuem nos estudos literários, o que permite refletir sobre as produções autorais indígenas contemporâneas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.