LITERATURA INFANTOJUVENIL E ENSINO: LER PARA SABER OU LER PARA SER?

Authors

  • Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP /campus de Jacarezinho
  • Rafaela Stopa Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP /campus de Jacarezinho

Keywords:

Literatura infantojuvenil, Ensino, Sujeito leitor, Diário de leitura.

Abstract

O artigo objetiva apresentar argumentos sobre a real necessidade de se encarar a leitura literária, no caso, leitura da literatura infantojuvenil, como uma atividade de ensino, nos padrões ora vigentes nos currículos escolares. Na tentativa de garantir que a criança e o adolescente tenham acesso às obras, por força de não haver hábito cultural que valorize a leitura literária, o sistema escolar se encarrega de abrir-lhe algum espaço na sala de aula, cada vez mais prejudicado sob os efeitos da disciplinarização do ensino e em virtude da equivocada escolarização da leitura. Como garantir que haja leitores reais e leitura efetiva? As noções sobre sujeito leitor podem trazer alguma luz sobre a prática da leitura literária na escola.

Author Biographies

Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP /campus de Jacarezinho

Professora associada (aposentada) do Centro de Letras, Comunicação e Artes - UENP / CJ, área de Letras, membro do Grupo de Pesquisa Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino, na Linha de Pesquisa Leituras de literatura e formação do leitor.

Rafaela Stopa, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP /campus de Jacarezinho

Doutoranda em Letras pela UNESP/Assis, professora assistente do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Jacarezinho)

Published

2015-12-27

How to Cite

Boberg, H. T. R., & Stopa, R. (2015). LITERATURA INFANTOJUVENIL E ENSINO: LER PARA SABER OU LER PARA SER?. Revista Língua&Literatura, 17(30), 215–230. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1966