A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA
Abstract
Este estudo topicaliza resultados de uma pesquisa-ação cujo foco é a ressignifi cação dos usos da escrita por meio do trabalho com os gêneros do discurso diário e conto e a ação do professor para a participação dos estudantes em eventos de letramento diversifi cados, promotores de novas práticas de letramento. O público participante do projeto foi uma turma de estudantes de 6ª. série do Ensino de Jovens e Adultos. O objetivo foi facultar aos estudantes compreender os signifi cados do ato de escrever em diferentes eventos de letramento e situações de interação. As análises foram produzidas à luz dos estudos sobre letramento, com ancoragem em estudos de Street (1984; 2003), Barton (1994), Barton e Hamilton (2000), Heath (1982) entre outros estudiosos da área. Além desse quadro teórico, o trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem e dos gêneros do discurso de Bakhtin (2000; 2002). Observou-se, ao fi nal do projeto, que os estudantes ressignifi caram os usos da escrita, entendendo seu caráter dinâmico nas esferas e relações sociais.Published
2012-04-27
How to Cite
Cerutti-Rizzatti, M. E., Goulart, A. J., & Lesnhak, S. (2012). A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA. Revista Língua&Literatura, 13(21), p. 73–94. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/164
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