O ethos demoníaco na música: relações entre linguagem, voz e corporalidade
Keywords:
Discurso, EthosAbstract
O presente artigo objetiva analisar a construção discursiva de um ethos demoníaco no âmbito de alguns subgêneros do rock que recorrentemente abordam temas como inferno, morte e Diabo. Nossa hipótese principal é a de que a voz utilizada em tais canções, denominada “voz gutural”, constitui um dos vários elementos da semântica global (junto às letras, ao fundo musical, aos materiais gráficos, à compleição corporal dos enunciadores, à mise-en-scène dos espetáculos musicais etc), sendo fundamental na produção de sentidos e na delineação do ethos supracitado. Adotamos a perspectiva teórica da Análise do Discurso proposta por Dominique Maingueneau, especificamente a partir de reflexões sobre os conceitos de cenografia, semântica global, prática intersemiótica e ethos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.