O realismo moderno e a peculiaridade da descrição em Gobseck, de Honoré de Balzac

Authors

  • Rosani Ketzer Umbach Universidade Federal de Santa Maria
  • Deivis Jhones Garlet Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas da Cunha Zamberlan Universidade Federal de Santa Maria

Keywords:

Realismo moderno. Descrição. Balzac. Função.

Abstract

Este estudo pauta-se pelo paradigma de estreita correlação entre a literatura e o contexto de produção, na esteira de teóricos como Lukács e membros do Círculo de Bakhtin. Nossa proposta consiste em analisar a vigência de características do realismo moderno, conforme acepção de Auerbach, e da peculiaridade de funcionamento da descrição em Gobseck, de Honoré de Balzac, com vistas a proposição de uma possível relação entre a literatura e a realidade material do século XIX. Sustentamos que a especificidade funcional da descrição em Balzac, absolutamente necessária e não contingente à narrativa, além de marcar uma posição estética, pontua também uma postura axiológica do artista perante a realidade material.

Author Biographies

  • Rosani Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutora em Neuere Deutsche Literatur, pela Freie Universität Berlin. Professora associada da UFSM, Programa de Pós-graduação em Letras.
  • Deivis Jhones Garlet, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorando em Letras, Estudos Literários, na UFSM.
  • Lucas da Cunha Zamberlan, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorando em Letras, UFSM.

Published

2015-09-04

How to Cite

Umbach, R. K., Garlet, D. J., & Zamberlan, L. da C. (2015). O realismo moderno e a peculiaridade da descrição em Gobseck, de Honoré de Balzac. Revista Língua&Literatura, 17(28), 195-204. https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1687