O realismo moderno e a peculiaridade da descrição em Gobseck, de Honoré de Balzac

Autores

  • Rosani Ketzer Umbach Universidade Federal de Santa Maria
  • Deivis Jhones Garlet Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas da Cunha Zamberlan Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Realismo moderno. Descrição. Balzac. Função.

Resumo

Este estudo pauta-se pelo paradigma de estreita correlação entre a literatura e o contexto de produção, na esteira de teóricos como Lukács e membros do Círculo de Bakhtin. Nossa proposta consiste em analisar a vigência de características do realismo moderno, conforme acepção de Auerbach, e da peculiaridade de funcionamento da descrição em Gobseck, de Honoré de Balzac, com vistas a proposição de uma possível relação entre a literatura e a realidade material do século XIX. Sustentamos que a especificidade funcional da descrição em Balzac, absolutamente necessária e não contingente à narrativa, além de marcar uma posição estética, pontua também uma postura axiológica do artista perante a realidade material.

Biografia do Autor

Rosani Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Neuere Deutsche Literatur, pela Freie Universität Berlin. Professora associada da UFSM, Programa de Pós-graduação em Letras.

Deivis Jhones Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Letras, Estudos Literários, na UFSM.

Lucas da Cunha Zamberlan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Letras, UFSM.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Umbach, R. K., Garlet, D. J., & Zamberlan, L. da C. (2015). O realismo moderno e a peculiaridade da descrição em Gobseck, de Honoré de Balzac. Revista Língua&Literatura, 17(28), 195–204. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1687