O processo de ditongação sob a perspectiva da fonologia gerativa - aspectos sobre variação lingüística
Resumo
Partindo de um panorama gerativista de análise, o presente trabalho estudará o processo de ditongação acerca das considerações teórico-aplicadas da Dialetologia/Geolingüística que busca estudar as línguas, entre outras perspectivas, no seu aspecto diatópico (espacial). Sob esse escopo do Gerativismo e da Geolingüística, o trabalho tem como objetivo (a) apresentar posições teóricas e metodológicas da abordagem gerativista em fonologia; (b) discutir o processo de vocalismo ou ditongação de forma
introdutória, revisitando aspectos conceituais do Gerativismo; (c) fazer um mapeamento do fenômeno no estado de Santa Catarina através dos dados do ALERS (Atlas Linguístico-Etnográfico da Região Sul) e (d) propor discussões finais sobre o assunto.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
Rocha, P. G. da, & Pereira, R. A. (2012). O processo de ditongação sob a perspectiva da fonologia gerativa - aspectos sobre variação lingüística. Revista Língua&Literatura, 9(13), p. 69–92. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/69
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.