A formação de escritores indígenas e a questão da variação linguística na língua Terena.

Autores

  • Onilda Sanches Nincao Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Onilda Sanches Nincao Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana(CPAQ)

Palavras-chave:

Lingua indígena, Produção de texto, identidade, variação linguistica.

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir questões de variação linguística na língua Terena a partir de um texto produzido por professores indígenas das aldeias Passarinho e Cachoeirinha, pertencentes ao município de Miranda, Estado do Mato Grosso do Sul no pantanal sul-mato-grossense. Trata-se de um texto produzido durante uma oficina de produção de textos em língua Terena realizada em outubro de 2005. Entre outras questões que se apresentaram durante a elaboração e discussão do texto Kóho Yoko Hovôvo (O Tuiuiu e o Sapo), destaco neste texto a discussão entre os professores, autores do texto, sobre a viabilidade de seu uso na escola. Os resultados mostraram que a questão da variação linguística presente entre as diversas áreas Terena se constitui em uma área de tensão por não haver uma padronização da língua.
Palavras-chave: Língua Terena. Variação. Professor indígena. Produção de texto.

 

Biografia do Autor

Onilda Sanches Nincao, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal/Linguagens- UFMS/Campus de Aquidauana.

Onilda Sanches Nincao, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana(CPAQ)

Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia e de Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal

Downloads

Publicado

2013-03-14

Como Citar

Sanches Nincao, O., & Sanches Nincao, O. (2013). A formação de escritores indígenas e a questão da variação linguística na língua Terena. Revista Língua&Literatura, 14(23), p. 77–96. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/401