NOS “PORÕES” DO MINISTÉRIO DA SAÚDE: A IMAGEM COMO OPERADORA DE MEMÓRIA DISCURSIVA

Autores

  • Rubiamara Pasinatto Seduc/RS - Udesc/UAB

Palavras-chave:

Charge. Campanha de Vacinação. Imagem. Memória Discursiva. Ditadura Militar.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca do papel da imagem enquanto operadora da memória discursiva. O corpus, que será analisado tomando como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso francesa, trata-se de uma charge publicada no jornal Folha de São Paulo, a qual constrói uma sátira acerca da morosidade do Ministério da Saúde em apresentar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Em linhas gerais, as reflexões permitiram observar que quando relacionamos a imagem à linguagem verbal da charge, um novo sentido é produzido. Ou seja, foi possível constatar que a ilustração, enquanto materialidade simbólica que também está sujeita a diálogos interdiscursivos, é a responsável por trazer ao eixo da atualidade os já-ditos em relação à tortura praticada durante a ditadura militar, evidenciando, portanto, que o não verbal tem papel preponderante no funcionamento da charge.

 

Biografia do Autor

Rubiamara Pasinatto, Seduc/RS - Udesc/UAB

É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS (2019). Possui Mestrado em Letras (UPF/2014); Especialização em Linguística, Literatura e Ensino de Línguas (Unicruz/2009); Graduação em Letras/Inglês (Unicruz/2012); e, Graduação em Jornalismo (Unicruz/2006). Tem experiência profissional no Ensino Superior, ministrando disciplinas como Português Instrumental, Leitura e Produção de Textos Científicos, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Retórica; na Educação Básica e Profissionalizante, atuando nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa. Dedica-se a pesquisar a Linguagem, voltando seus estudos para a Análise de Discurso Francesa em diferentes materialidades, entre as quais estão o discursos das forças sociais e o discurso da mídia; Ensino de Língua Materna; História das Ideias Linguísticas e Políticas Linguísticas.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Pasinatto, R. (2021). NOS “PORÕES” DO MINISTÉRIO DA SAÚDE: A IMAGEM COMO OPERADORA DE MEMÓRIA DISCURSIVA. Revista Língua&Literatura, 23(42), 2–16. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3906