O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO

Autores

Palavras-chave:

ATD, Discurso

Resumo

No presente artigo, analisamos os sentidos atribuídos ao discurso na obra Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007), metodologia qualitativa de análise de cunho fenomenológico-hermenêutico, difundida em pesquisas em Educação, especialmente no contexto brasileiro. Em um movimento analítico hermenêutico, apresentamos o contexto em que surgiu a ATD e a atribuição do nome à metodologia. A seguir, a partir de um exercício com a metodologia, ela é descrita, assim como os sentidos atribuídos ao discurso que nela delineiam o discursivo. Com a intenção de ampliação de horizontes, descrevemos algumas articulações teóricas entre a Hermenêutica Filosófica de Gadamer e a ATD. Esta articulação aponta para a importância do diálogo e da escrita no processo de análise, tendo como sustentação teórica o círculo hermenêutico, a escrita e a intervenção como ação política e ontológica de transformação dos discursos e do pesquisador.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação (2000), Professora do Programa de Pós-graduação Química da Vida e Saúde

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências (2015) , professor do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Galiazzi, M. do C., & de Sousa, R. S. (2021). O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO. Revista Língua&Literatura, 23(42), 123–142. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3875