REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS

Autores

  • Claudia Cândido da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carmen Teresinha Baumgärtner Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Redação do ENEM. Dialogismo. Representações Sociais.

Resumo

Considerando que a redação do ENEM é um desafio a ser enfrentado pelos alunos concluintes do Ensino Médio (EM) que almejam ingressar em cursos superiores, este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais que os alunos do 3º ano do Curso de Informática Integrado ao EM de um campus do Instituto Federal do Paraná, localizado na região Centro-Sul do Estado do Paraná, constroem sobre a redação do ENEM, demonstrando o seu aspecto dialógico. Para tanto, utilizamos duas vertentes teóricas, a Análise Dialógica do Discurso e a Teoria das Representações Sociais, as quais darão sustentação às discussões propostas. Empregando a metodologia qualitativa-interpretativista, na perspectiva da Linguística Aplicada, os dados foram gerados durante atividades de ensino realizadas na referida instituição, por meio de entrevistas e anotações em diário de campo. Os resultados parciais apontam para a representação de que existem fórmulas “mágicas” que asseguram o êxito na escrita da redação do ENEM.

Downloads

Publicado

2021-02-24

Como Citar

Cândido da Silva, C., & Baumgärtner, C. T. (2021). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS. Revista Língua&Literatura, 22(39), 119–135. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3643