APRENDIZADO DE L2 NA CAPITAL MINERAL DO TAPAJÓS: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO CIDADÃO ITAITUBENSE

Autores

  • Mauro Marinho da Silva Instituto Federal do Pará - Campus Santarém

Palavras-chave:

segunda língua, formação integral, sociedade, economia, ideário

Resumo

Este artigo trata da necessidade individual que o cidadão itaitubense tem de inserção no atual contexto globalizado, a fim de que seja capaz de satisfazer necessidades pessoais, profissionais e sociais. Assim, o conhecimento de uma segunda língua é apontado aqui como instrumento viabilizador de uma formação integral e emancipatória. Inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica de alguns pensadores que abordam a apropriação do conhecimento como componente essencial à formação do indivíduo omnilateral. Em seguida, são feitas algumas reflexões sobre a influência que um cidadão formado a partir das premissas da educação integral, além de bilíngue, seria capaz de exercer numa sociedade e economia ainda em formação, como é o caso da itaitubense. Ao final, opiniões de alguns acadêmicos estrangeiros sobre a importância do aprendizado e a obtenção de um certificado de proficiência em uma língua estrangeira são reproduzidas, a fim de que se possa ter uma noção do ideário internacional sobre o aprendizado de L2.

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Publicado

2021-02-24

Como Citar

da Silva, M. M. (2021). APRENDIZADO DE L2 NA CAPITAL MINERAL DO TAPAJÓS: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO CIDADÃO ITAITUBENSE. Revista Língua&Literatura, 22(39), 3–16. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2954