RELATO DE EXPERIÊNCIA: LEIS COMO TEMAS PROBLEMATIZADORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM

Autores

  • roseana maria medeiros Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai - Erechim
  • Luciana S. de Biasi
  • Irany Denty

Palavras-chave:

Leis. Ensino/Aprendizagem/ Problematização. Enfermagem.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a experiência que está sendodesenvolvida no processo ensino-aprendizagem com as temáticas de EducaçãoAmbiental, Direitos Humanos e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena emum curso de Bacharel em Enfermagem localizado na região norte do Rio Grande doSul.  Além de cumprir as exigênciaslegais sobre os referidos temas, relatamos como tais temáticas secontextualizam em algumas matérias específicas de Enfermagem. A experiência vemapontando que na compreensão global do ensino-aprendizagem, em nível degraduação e, em se tratando de acionar este processo como problematizador darealidade, as ‘separações’ de conteúdos, os atravessamentos que asespecificidades da formação sofrem são um valioso caminho no interagir na epara a vivência de ensinar/aprender para a vida, sabendo respeitar e colaborarcom importantes mudanças socioculturais, através da convivência pacífica com aspluralidades, as diversidades e as diferenças. Situações em que a Enfermagemdesde sempre atua.

Biografia do Autor

roseana maria medeiros, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai - Erechim

Formada em Enfermagem e Obtstetrícia(UCS); Licenciadsa em Enbfermsgem (UCS; Especialista em Arte-Educação (UCS); Especialista em Educação Popular(UNISINOS);Mestre em Educação (UFRGS); Doutora em Educação (UNISINOS). Atua como docente em graduação e pós-graduações em Enfermagem desde 1989; experiência em coordenação de colegiado e de nde em enfermagem e como chefia de departamento da saúde. Atualmente é docente do curso de Bacharel em Enfermagem da URI- campus Erechim.

Downloads

Publicado

2014-01-27

Como Citar

medeiros, roseana maria, Biasi, L. S. de, & Denty, I. (2014). RELATO DE EXPERIÊNCIA: LEIS COMO TEMAS PROBLEMATIZADORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM. Revista De Enfermagem, 9(9), 84–94. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/941

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA