Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Opiniões, conceitos e afirmações expressos nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  • Não serão aceitos artigos com mais de 6 autores.

    Não serão publicados mais de um artigo do mesmo autor em cada número da revista.

  • Aceitam-se submissões de pesquisadores doutores, mestres, mestrandos, alunos de graduação e demais profissionais da área da saúde com notório saber no tema em pauta. Para alunos de graduação e demais profissionais da area da saúde, poderão submeter artigos desde que coassinados por um mestre ou doutor.
  • É de responsabilidade do autor cadastrado a inclusão correta e completa de todos os integrantes do artigo.
  • Destinada à publicação de trabalhos de professores, alunos e demais profissionais envolvidos em estudos produzidos na saúde nos últimos 5 anos.

Diretrizes para Autores

PROCESSO DE JULGAMENTO DOS MANUSCRITOS

Para a publicação serão levados em consideração os seguintes requisitos: serem inéditos, atuais, se apresentarem dentro das normas de redação e formatação exigidas pela revista, exibirem originalidade e relevância no tema apresentado, consistência científica e respeito às questões éticas.

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Após cadastro e acesso ao sistema on-line da revista, os autores seguirão 5 passos para a submissão do artigo. Dentro deste processo de submissão os autores deverão submeter o artigo, no formato exigido, bem como os documentos suplementares, tais como: aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa no caso de artigos originais envolvendo seres humanos.

No manuscrito submetido, não deverão constar nomes, bem como, nenhuma identificação dos autores tendo em vista a manutenção de uma avaliação pelo sistema duplo cego. Faz-se importante frisar que serão aceitos manuscritos com no máximo 6 autores.

Depois de submetido o manuscrito, o mesmo será avaliado pelo sistema duplo cego, garantindo-se, portanto, o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação. Assim os artigos são avaliados por 2 de nossos membros do Conselho Editorial os quais emitirão seu parecer final o qual poderá ser: aceito, aceito com alterações ou rejeitado. No caso do parecer constar “aceito com alterações” os autores terão um prazo de 15 dias para realizarem as alterações sugeridas.

Quando o artigo for aceito para publicação, os autores deverão pagar a taxa de 60,00 o qual se destina a confecção dos abstracts. Este valor deverá ser depositado em: Agência: 0680-7 BANCO DO BRASIL Conta: 31.429-3 Adriana Rotoli. O comprovante de depósito deve ser encaminhado no prazo de 48 horas para o email: revistaenfermagem@uri.edu.br.

CATEGORIA DOS MANUSCRITOS

- Artigos originais: destinam-se a divulgação de resultados de pesquisas científicas.

- Relatos de experiência: relatos de experiência profissional, acadêmica, extensão ou pesquisa.

- Reflexão: destinam-se a analisar questões que possam contribuir para o aprofundamento de temas relacionados à saúde.

- Revisão integrativa e sistemática: compreende avaliação crítica, sistematizada da literatura sobre temas específicos.

DIRETRIZES PARA AUTORES

- Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

- Margens: 3 cm esquerda e superior; 2 cm direita e inferior

- Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

- Parágrafo: entre linhas: 1,5 alinhamento justificado; sem espaçamento entre parágrafos.

- Número de páginas: não ultrapassar 15 páginas, incluindo-se as referências, ilustrações, quadros, tabelas e gráficos.

- Citações: As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada autor-data. Exemplo: (BARBOSA, C., 1958). Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplo: (BARBOSA, Cássio, 1965). As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências. Exemplo: De acordo com Reeside (1927a). As citações literais, com mais de 5 linhas, em parágrafo recuado, em espaço 1, fonte 10, seguidas de parêntese contendo o sobrenome do autor do referido texto em letras maiúsculas, ano de publicação e página do texto citado. Citações diretas com menos de 3 linhas: incorporadas ao texto, entre aspas (NBR -10520/2002).

- Notas de rodapé: serão indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável. Fonte tamanho 10.

ESTRUTURA DOS MANUSCRITOS

- Título do artigo: título centralizado, em caixa alta, negrito, fonte 12, contendo no máximo 12 palavras.

- Resumo e descritores: separados do título por uma linha em branco. Escrever a palavra resumo em negrito e em maiúscula, separada do texto por dois pontos. Resumo de no máximo 250 palavras, seguido de 3-5 descritores separadas por ponto. Escrever a palavra descritores em negrito e minúsculas, separado das respectivas palavras por dois pontos. Os descritores devem aparecer logo abaixo do resumo. O resumo deve ser digitado em espaço simples e letra tamanho 12.

- Introdução: separada dos descritores por uma linha em branco. A palavra introdução deve ser apresentada alinhada a esquerda, em letras maiúsculas e negritada. A palavra introdução deverá ser separada do corpo de seu texto por uma linha em branco. A introdução deverá apresentar o tema do artigo bem como, o problema de pesquisa, a justificativa e os objetivos.

- Método: separado dos descritores por uma linha em branco. A palavra métodos deve ser apresentada alinhada a esquerda, em letras maiúsculas e negritada. A palavra métodos deverá ser separada do corpo de seu texto por uma linha em branco. Os métodos devem descrever o tipo de estudo, tipo de pesquisa, técnica de coleta e análise de dados, população, amostra e se tratando de pesquisas com seres humanos a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa mediante apresentação do número de CAAE. No caso de reflexão ou relato de experiência, apresentar o caminho percorrido para o desenvolvimento dos mesmos.

- Resultados e discussões: separados dos métodos por uma linha em branco. As palavras resultados e discussões devem ser apresentadas alinhadas a esquerda, em letras maiúsculas e negritadas. As palavras resultados e discussões deverem ser separadas do corpo de seu texto por uma linha em branco. Nesta parte devem ser apresentados, de forma clara e precisa, os dados obtidos na pesquisa.

- Conclusão: separada dos resultados e discussões por uma linha em branco. A palavra conclusão deve ser apresentada a esquerda, em letra maiúscula e negritada. A palavra conclusão deve ser separada do corpo de seu texto por uma linha em branco. Deve apresentar as conclusões correspondentes aos objetivos do trabalho.

- Referências: separada da conclusão por uma linha em branco. A palavra referências deve ser apresentada a esquerda, com apenas a inicial maiúscula e negritada. A palavra referência deve ser separada do corpo das referências por uma linha em branco. Devem constar nas referências apenas as obras mencionadas no texto, ao final do trabalho, em ordem alfabética, alinhadas à margem esquerda, digitadas em espaço simples e separadas entre si por linha em branco e sem recuo de parágrafo. As referências devem ser atualizadas, de preferência dos últimos 5 anos.

Livros:

FERREIRA, Léslie Piccolotto (Org.). O fonoaudiólogo e a escola. São Paulo: Summus, 1991.

NOGARO, Arnaldo; PIRAN, Gestine Cássia Trindade; ZAFFARI, Nely. A história e as ações educativas das organizações sociais populares da cidade de Erechim/RS. Erechim: São Cristóvão, 1996.

Livros com mais de três autores:

CONFORTIN, Helena et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. Erechim: EdiFAPES, 2005.

Entidades:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

Teses, dissertações e TCCs:

CERUTTI, Elisabete. Concepções do aluno em relação à docência nos cursos de licenciatura em tempos de cibercultura. 2014. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

Artigos em Periódicos:

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

SILVA, I. G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 19 set. 1998.

Anais:

Peduzzi M. Laços, compromissos e contradições existentes nas relações de trabalho na enfermagem. In: Anais do 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2001 out. 9-14; Curitiba. Curitiba: ABEn-Seção-PR; 2002. p. 167-82.

- Depoimentos: na transliteração de comentários ou de respostas, seguir as mesmas regras das citações, porém em itálico, com o código que representar cada depoente entre parênteses e após o ponto. As intervenções dos autores ao que foi dito pelos participantes do estudo devem ser apresentadas entre colchetes.

- Tabelas: devem apresentar o título na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos; as fontes citadas na construção de tabelas e notas eventuais aparecem logo após fio de fechamento da mesma; nas tabelas utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar as colunas e fios horizontais para separar as linhas no corpo da tabela; o tamanho da letra das tabelas é 12 com possibilidade de redução até 10 e espaço simples entre linhas.

- Imagens/figuras (fotos, gráficos, desenhos...): devem ser limitadas ao mínimo possível, incorporadas ao texto, identificadas, e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Além do texto com as figuras na posição desejadas, enviá-las em arquivo separado, escaneadas com 300 DPIs de resolução, em formato TIFF ou JPEG. Direitos de reprodução da imagem, quando necessário: de responsabilidade do autor do texto.

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