“PERCEPÇÕES DE ALCOOLISTAS RESIDENTES NO MEIO RURAL SOBRE O ALCOOLISMO: SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS”

Autores

  • Carine Cláudia Alchieri Secretaria Municipal de Saúde de Liberato Salzano/RS.
  • Éder Luís Arboit Universidade Federal de Santa Maria
  • Leila Mariza Hildebrandt Universidade Federal de Santa Maria
  • Liamara Denise Ubessi Universidade Federal de Pelotas
  • Marinês Tambara Leite Universidade Federal de Santa Maria
  • Solange Maria Schmidt Piovesan Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí/RS.

Palavras-chave:

Alcoolismo, Enfermagem, Saúde Mental, População Rural.

Resumo

Objetivo: conhecer as concepções de alcoolistasresidentes no meio rural de um município de pequeno porte da região Noroeste doRS, em relação ao alcoolismo, suas causas e consequências. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa.Os sujeitos foram dez homens alcoolistas, em recuperação, agricultores, deorigem italiana. Para coleta dos dados utilizou-se a entrevistasemi-estruturada, e os dados foram submetidos à análise temática que ocorre pormeio da ordenação e classificação dos dados e análise final. Os aspectos éticosestabelecidos pela Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde queregulamentam pesquisas com seres humanos foram respeitados. Resultados: Evidenciou-se que os alcoolistas têm poucaciência que o alcoolismo é doença, atribuem o alcoolismo à influência deamizades, às atividades festivas da comunidade, à produção de destilados e aosofrimento cotidiano. Em relação às consequências, citam as de ordem física,familiar, social. Conclusões: Salienta-se a importância da intervenção dosprofissionais de saúde junto aos alcoolistas residentes no meio rural e seusfamiliares no intuito de acompanhá-los e minimizar os prejuízos oriundos doalcoolismo.

Biografia do Autor

Carine Cláudia Alchieri, Secretaria Municipal de Saúde de Liberato Salzano/RS.

Enfermeira Egressa do Curso de Enfermagem da UFSM/Campus de Palmeira das Missões. Vinculada a Secretaria Municipal de Saúde de Liberato Salzano/RS.

Éder Luís Arboit, Universidade Federal de Santa Maria

EnfermeiroMestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem  da Universidade Federal de Santa Maria,Especialista em Educação Profissional na área da Saúde: enfermagem, SaúdeColetiva e da Família; Terapia Intensiva e Gestão Hospitalar.

Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa Maria

EnfermeiraMestre em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP, Docente de Curso de Enfermagem da UFSM/Campus de Palmeira das Missões

Liamara Denise Ubessi, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira,Psicóloga. Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, Doutoranda do Programade pós-graduação em Enfermagem – UFPel.

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira,  Doutora. emGerontologia Biomédicapela PUCRS, Docente de Curso de Enfermagem  da UFSM/ Campusde Palmeira das Missões.

Solange Maria Schmidt Piovesan, Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí/RS.

Enfermeira, Mestre em Educação nas Ciências, Coordenadorado CAPS II vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí/RS.

Downloads

Publicado

2014-01-27

Como Citar

Alchieri, C. C., Arboit, Éder L., Hildebrandt, L. M., Ubessi, L. D., Leite, M. T., & Piovesan, S. M. S. (2014). “PERCEPÇÕES DE ALCOOLISTAS RESIDENTES NO MEIO RURAL SOBRE O ALCOOLISMO: SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS”. Revista De Enfermagem, 9(9), 14–29. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/877

Edição

Seção

ARTIGOS