A ESTRATÉGIA PRÓ-SAÚDE E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DOS DOCENTES DA FAEN/UERN

Autores

  • Cláudia Cristiane Filguera Martins
  • Greice Kelly Gurgel de Souza
  • Jackeline Carminda Cabral de Freitas
  • Wogelsanger Oliveira Pereira
  • Fátima Raquel Rosado Morais

Palavras-chave:

Ensino. Enfermagem. Formação de recursos humanos. Instituições Acadêmicas.

Resumo

O objetivo deste estudo foi apreender conhecimentos e percepções de docentes da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) acercado Pró-Saúde enquanto estratégia de articulação ensino/serviço. Para tanto foi desenvolvido um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado por meio de entrevista com quatro docentes desta Instituição. Dos dados, coletados entre março e abril de 2010, foram construídas três categorias que retratavam o objetivo do estudo, a saber: Conhecimentos acerca do Pró-Saúde; Articulação ensino-serviço e Dificuldades para implementação e efetivação do Pró-Saúde. Dos resultados foi possível apreender as limitações nos conhecimentos e práticas acerca do projeto Pró-Saúde desenvolvidapela FAEN/UERN, o que potencializa as limitações na articulação ensino/serviço. Assim, é preciso refletir o desenvolvimento da estratégia na perspectiva de tornar os diferentes atores capazes de fomentar as mudanças no processo de formação e conformação das práticas em saúde vigentes.

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Publicado

2013-05-07

Como Citar

Martins, C. C. F., Souza, G. K. G. de, Freitas, J. C. C. de, Pereira, W. O., & Morais, F. R. R. (2013). A ESTRATÉGIA PRÓ-SAÚDE E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DOS DOCENTES DA FAEN/UERN. Revista De Enfermagem, 6(6 e 7), 47–63. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/727

Edição

Seção

ARTIGOS