EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA PROPOSTA EDUCATIVO-REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

  • Angela Enderle Candaten Enfermeira, graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Frederico Westphalen. Endereço Postal: Rua Os Dezoito do Forte, n.º 549, Apto 702. Bairro Nossa Senhora de Lourdes. CEP: 95020-472 – Caxias do Sul – RS.
  • Alessandra Regina Müller Germani Enfermeira Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Orientadora e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul – Campus de Chapecó/SC.

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Processo educativo-reflexivo, Acadêmicos.

Resumo

Este artigo refere-se a um relato de experiência durante a implementação de um projeto de prática assistencial desenvolvido na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem pela URI - Campus de Frederico Westphalen/RS. O projeto objetivou propor a realização de uma atividade educativo-reflexiva acerca das práticas educativas de competência dos Enfermeiros, a fim de oportunizar aos graduandos do curso de Enfermagem, a possibilidade de dialogar a educação em saúde durante a formação acadêmica. No entanto, buscando a efetivação do objetivo proposto utilizamos a seguinte estratégia de intervenção: Organização e planejamento de seis encontros com os acadêmicos de Enfermagem nos quais foram abordados o contexto da prática assistencial e as metodologias de assistência realizadas nos serviços de saúde pelo enfermeiro.

-

HEALTH EDUCATION: A REFLEXIVE-EDUCATIONAL PROPOSAL IN NURSE FORMATION

 

ABSTRACT: This article refers to an experience report during the implementation of a project about practice care developed in the discipline of Trabalho de Conclusão de Curso (Course Conclusion Work) for obtaining the Bachelor Degree in Nursing by URI – Campus Frederico Westphalen/RS. The project aimed proposing the perform of an educational -reflexive activity about the educational competence practices of Nurses, in order to create opportunities to undergraduates of Nursing Course, the possibility of dialogue on health education during the academic training. However, searching for the realization of the proposed objective we use the following intervention strategy: Organization and planning of six meetings with the nursing scholars in which were addressed the context of the healthcare practice and assistance methodologies undertaken in the health services by the nurse.

Keywords: Health education. Educational-Reflective Process. Scholars.

Downloads

Publicado

2013-01-31

Como Citar

Candaten, A. E., & Germani, A. R. M. (2013). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA PROPOSTA EDUCATIVO-REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. Revista De Enfermagem, 8(8), p. 192–207. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/486

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA