AÇÕES EDUCATIVAS DE ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM EM AMBIENTE HOSPITALAR: A ATENÇÃO A PAIS E FAMILIARES DE NEONATOS EM FOTOTERAPIA

Autores

  • Jonathan da Rosa Enfermeiro, Graduado pelo Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Frederico Westphalen. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa do Cuidado de Enfermagem e Promoção da Saúde GEPCEPS-URI/FW.
  • Claudiane Faccin Enfermeira, Graduada pelo Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen.
  • Debora Dalegrave Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela EEUFRGS. Enfermeira Supervisora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa do Cuidado de Enfermagem e Promoção da Saúde GEPCEPS - URI/FW.
  • Carla Argenta Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela EEUFRGS. Professora do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões. URI/FW. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa do Cuidado de Enfermagem e Promoção da Saúde GEPCEPS - URI/FW.
  • Laura Helena Gerber Fransciscatto Enfermeira, Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada – ULBRA/RS. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa do Cuidado de Enfermagem e Promoção da Saúde GEPCEPS - URI/FW. Orientadora desse trabalho.

Palavras-chave:

Enfermagem. Educação em Saúde. Hospital. Fototerapia.

Resumo

A educação em saúde é compreendida hoje como uma importante ferramenta para a transformação do fazer dos profissionais dessa área, bem como, para a transformação das realidades vivenciadas. Ela, quando trabalhada de forma a compartilhar a responsabilidade pelo cuidado, pode transformar as ações mais técnicas desenvolvidas em ambientes mais tradicionais, como o hospital, em ações mais humanizadas, onde o vínculo e o respeito pelo saber do outro se realizam de forma cíclica e horizontalizada. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo divulgar as ações de um projeto de extensão desenvolvido junto aos recém-nascidos internados em uma unidade hospitalar de um hospital de médio porte da região norte do Rio Grande do Sul/Brasil. Foram realizados encontros e diálogos informais com pais e familiares de recém-nascidos internados para tratamento em fototerapia, e tiveram como objetivo amenizar o desgaste físico e emocional que esse momento traumático pudesse trazer aos neonatos e aos pais/familiares.

-

EDUCATIONAL ACTIVITIES OF NURSING ASSISTANCE IN HOSPITAL ENVIRONMENT: ATTENTION TO PARENTS AND FAMILIES OF NEWBORNS IN PHOTOTHERAPY

ABSTRACT: Health education is understood today as an important tool for the making transformation of professionals from this area, as well as for the transformation of the experienced realities. It, when worked in such a way to share the responsibility for caring, can transform the most techniques developed in more traditional environments such as hospital, in more humanized actions, where the bond and the respect for the knowledge of another one are performed by horizontalized and cyclic form. Accordingly, this paper aims to publicize the actions of an extension project developed together with newborns admitted in a hospital unit of a mid-size hospital in the northern region of Rio Grande do Sul, Brazil. Meetings and informal dialogues with parents and families of newborns admitted to treatment in phototherapy were held, and had intended to alleviate the emotional and physical waste that this traumatic moment could bring to newborns and their parents/family.

Keywords: Nursing. Health education. Hospital. Phototherapy.

Downloads

Publicado

2013-01-30

Como Citar

da Rosa, J., Faccin, C., Dalegrave, D., Argenta, C., & Fransciscatto, L. H. G. (2013). AÇÕES EDUCATIVAS DE ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM EM AMBIENTE HOSPITALAR: A ATENÇÃO A PAIS E FAMILIARES DE NEONATOS EM FOTOTERAPIA. Revista De Enfermagem, 8(8), p. 154–165. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/483

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA