RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA AÇÃO EDUCATIVA EM UM HOSPITAL NO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS

Autores

  • Ana Meline Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA https://orcid.org/0000-0001-5846-0446
  • Patrícia Costa dos Santos da Silva Universidade Federal de Uberlândia http://lattes.cnpq.br/3826973025011874

Palavras-chave:

Enfermagem. Diabetes. Educação e Saúde. Cuidado. Adesão ao tratamento.

Resumo

RESUMO: No cenário atual, constata-se que formar cidadãos críticos e, como consequência, trabalhadores críticos e competentes, é uma necessidade de grande relevância, devido às exigências do mercado de trabalho. Por esta razão, justifica-se a mudança dos modelos tradicionais de educação para modelos em que o uso de metodologias ativas envolva os discentes em problemas a serem resolvidos, a fim de não serem mais meros espectadores, mas sim, participantes na resolução de problemas. Nesse sentido, o presente relato de experiência obteve como objetivo primordial o desenvolvimento uma ação educativa junto aos usuários do sistema de saúde em sala de espera baseado no Arco de Maguerez a partir de uma proposta da disciplina do segundo período do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no ano de 2019. Na ação foi utilizada uma dinâmica de caráter participativo, realizada no dia 10 de junho de 2019, nas dependências do Hospital de Clínicas da UFU. A realização da ação proporcionou aos futuros enfermeiros vivenciarem o desafio de planejar e desenvolver uma atividade com um grupo de pessoas em sala de espera. Este desafio foi importante para agregar conhecimentos, além de oferecer oportunidade de discutir e ouvir os as dúvidas dos pacientes em relação aos conhecimentos prévios acerca da doença diabetes.

Biografia do Autor

Ana Meline Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Português / Inglês. Possui também graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista PIBID/CAPES. Trabalha na área de Microbiologia, com ênfase em Epidemiologia.

Patrícia Costa dos Santos da Silva, Universidade Federal de Uberlândia http://lattes.cnpq.br/3826973025011874

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas - MG (1996). Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade do Vale do Sapucaí (2000). Mestre em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)(2010). Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), pelo Programa de Enfermagem Fundamental (Conceito 7- CAPES). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Participa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Hipertensão Arterial do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) - Cadastrado no CNPq. Atualmente é Professora Adjunta do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia- UFU. Tem experiência na área de Enfermagem na Saúde do Idoso, Enfermagem na Saúde do Adulto, Saúde Ambiental, hipertensão arterial sistêmica, sistematização da assistência de enfermagem e fundamentos em enfermagem.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Almeida, A. M., & Costa dos Santos da Silva, P. (2021). RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA AÇÃO EDUCATIVA EM UM HOSPITAL NO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS. Revista De Enfermagem, 14(14), 126–133. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/3355

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA