DOR TORÁCICA NO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: PERCEPÇÕES E SIGNIFICAÇÕES DO PACIENTE FRENTE À SENSAÇÃO DE MORTE IMINENTE

Autores

  • Tiago Luan Labres de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE
  • Marisa Basegio Carretta Hospital da Cidade de Passo Fundo
  • Tainá Samile Pesente HOSITAL DE CARIDADE DE ERECHIM
  • JAQUELINE PICCOLI KORB Enfermeira Grupo Helios - Alemanha
  • RAMIRO BARCOS NUNES UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

Palavras-chave:

CARDIOLOGIA, MORTE, MORRER, INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Resumo

Objetivo: Desvelar o significado da dor torácica no paciente infartado, bem como caracterizar as sensações, sentimentos e percepções oriundos da dor torácica causada pelo Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) frente à sensação de morte possível de ser vivenciada neste momento.

Método: Pesquisa com delineamento qualitativo descritivo exploratório, tendo como cenário a Unidade de Hemodinâmica do Hospital da Cidade de Passo Fundo. Como sujeitos da pesquisa, foram entrevistados 10 pacientes acometidos pelo IAM e que passaram por procedimento de angioplastia transluminal percutânea. O estudo contou com o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise e apresentação dos dados.

Resultados: O estudo foi composto por 6 homens e 4 mulheres, com idades entre 40 à 74 anos. No que tange a religiosidade, 9 eram católicos e 1 evangélico.  A maior prevalência de doenças de base foi Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Dislipidemias. Os resultados mostraram que de forma unânime os pacientes apontaram que pensavam que o desfecho daquele quadro seria a morte, frente a nunca terem vivenciado um momento como aquele.

Conclusões: Com este estudo, pode-se ter uma ampla visão do que o  assunto pode trazer na vida do paciente. O forte simbolismo que o coração emprega na vida social, cultural e religiosa da população faz com que o IAM traga a tona sentimentos de medo e angústia que levam a sensação de morte iminente, frente à impressão de que o órgão principal da vida está entrando em falência.

Biografia do Autor

Tiago Luan Labres de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

Enfermeiro Especialista em Cardiologia.

Mestrando na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre 

Marisa Basegio Carretta, Hospital da Cidade de Passo Fundo

Enfermeira mestre em Envelhecimento Humano. Professora convidada da Universidade de Passo Fundo. Enfermeira responsável pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital da Cidade de Passo Fundo. Tutora da enfermagem e Coordenadora dos programas de Residências em Saúde do Hospital da Cidade de Passo Fundo

Tainá Samile Pesente, HOSITAL DE CARIDADE DE ERECHIM

Fisioterapeuta Especialista em Cardiologia, Fisioterapeuta no Hospital de Caridade de Erechim

JAQUELINE PICCOLI KORB, Enfermeira Grupo Helios - Alemanha

Enfermeira Especialista em Cardiologia 

Enfermeira Grupo Helios - Alemanha 

RAMIRO BARCOS NUNES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

Pós doutor em Ciência da Saúde. Professor do Programa de Mestrado da Univerdade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

de Freitas, T. L. L., Carretta, M. B., Pesente, T. S., KORB, J. P., & NUNES, R. B. (2021). DOR TORÁCICA NO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: PERCEPÇÕES E SIGNIFICAÇÕES DO PACIENTE FRENTE À SENSAÇÃO DE MORTE IMINENTE. Revista De Enfermagem, 14(14), 11–23. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/3123

Edição

Seção

ARTIGOS