PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES EM NUTRIÇÃO DA URI-FW

Autores

  • Jamine Maria Babinski Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen
  • Taís Fátima Soder Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen
  • Leucinéia Schmidt Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen
  • FÁBIA BENETTI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen

Palavras-chave:

Acompanhamento nutricional. Avaliação nutricional. Hábitos de vida.

Resumo

A transição nutricional vivenciada nas últimas décadas tem levado ao aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. Por esses motivos a sociedade tem procurado maiores informações e cuidados com a saúde como forma de prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos hábitos alimentares. O presente estudo tem por objetivo conhecer o perfil nutricional dos pacientes atendidos no ambulatório do curso de nutrição no decorrer do ano de 2016. Trata-se de um estudo transversal, de cunho quantitativo e de natureza descritiva, realizado no Ambulatório de Especialidades em Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Frederico Westphalen. A pesquisa baseou-se na coleta de dados dos prontuários de pacientes atendidos no ano de 2016. Participaram da pesquisa 100 pacientes, sendo 2% crianças, 12% adolescentes, 76% adultos, 1% gestante e 5% idosos. Quanto ao estado civil, a maior dos participantes eram solteiros. O motivo mais prevalente para as consultas foi a perda de peso, seguida de reeducação alimentar. Referente a alergias e/ou intolerâncias alimentares verificou-se que a maioria dos pesquisados não apresentavam essas alterações. Quanto ao uso de álcool somente os adolescentes e os adultos relataram que ingeriam bebidas alcoólicas pelo menos uma vez na semana. De acordo com a avaliação antropométrica verificou-se elevada prevalência de sobrepeso e obesidade. Enfim, é necessário o acompanhamento nutricional e dietoterápico dos participantes deste estudo como forma de prevenção e tratamento de distúrbios e agravos decorrentes ou desencadeados devido aos maus hábitos alimentares.

Biografia do Autor

Jamine Maria Babinski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen

Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen. Departamento de Ciências da Saúde.

Taís Fátima Soder, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen

Nutricionista. Mestre em Educação. Orientadora Pedagógica do Curso de Nutrição da URI-Campus de Frederico Westphalen.

Leucinéia Schmidt, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen

Nutricionista. Graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus de Frederico Westphalen.Departamento de Ciências da Saúde.

FÁBIA BENETTI, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen

Nutricionista. Mestre em Envelhecimento Humano. Doutorado em andamento em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia. Docente do Curso de Nutrição da URI-Frederico Westphalen. Departamento de Ciências da Saúde.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Babinski, J. M., Soder, T. F., Schmidt, L., & BENETTI, F. (2018). PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES EM NUTRIÇÃO DA URI-FW. Revista De Enfermagem, 13(13), 41–54. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/2733

Edição

Seção

ARTIGOS