VISITA DOMICILIAR: ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PACIENTES CRÔNICICOS

Autores

  • Indiara Schaefer da Silva Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.
  • Éder Luís Arboit Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.
  • Michele Ramão da Silveira Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.
  • Ivete Teresinha Ferreira Cavalheiro Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.
  • Kelly de Moura Oliveira Krause Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.
  • Luana Possamai Menezes Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Palavras-chave:

Enfermagem, Visita Domiciliar, Doença Crônica, Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na realização de visitas domiciliares a pacientes com doenças crônicas. Metodologia: relato de experiência,desenvolvido através de um projeto de extensão intitulado “Visita domiciliar para usuários com doenças crônicas na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família”. As atividades foram realizadas todas as sextas feiras, no período de setembro a dezembro de 2015. Resultados: os usuários foram indicados pelos Agentes Comunitários de Saúde, conforme o maior grau de necessidades dos mesmos. Desenvolve-se a consulta de enfermagem de forma sistematizada a 54 pacientes, tendo em vista a realização do cadastramento, anamnese e exame físico, além dos dados pessoais, familiares, sociais e específicos sobre a patologia e tratamento em curso. Conclusões: a experiência mostra que a visita domiciliar é uma importante estratégia para o acompanhamento no tratamento de doenças crônicas, visando educação em saúde, promoção da saúde e prevenção de agravos.

Biografia do Autor

Indiara Schaefer da Silva, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Acadêmica do 80 semestre do Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta-UNICRUZ. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem no Contexto da Assistência à Saúde - ENFAS, vinculado ao Curso de Enfermagem da Unicruz.

Éder Luís Arboit, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Docente no Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta -UNICRUZ.

Michele Ramão da Silveira, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Acadêmica do 80 semestre do Curso de Enfermagem da universidade de Cruz Alta-UNICRUZ. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem no Contexto da Assistência à Saúde - ENFAS, vinculado ao Curso de Enfermagem da Unicruz.

Ivete Teresinha Ferreira Cavalheiro, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Acadêmica do 80 semestre do Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta-UNICRUZ. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem no Contexto da Assistência à Saúde - ENFAS, vinculado ao Curso de Enfermagem da Unicruz

Kelly de Moura Oliveira Krause, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva. Docente no Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta (Unicruz).  Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem no Contexto da Assistência à Saúde - ENFAS, vinculado ao Curso de Enfermagem da Unicruz.

Luana Possamai Menezes, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Saúde Coletiva. Docente no Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem no Contexto da Assistência à Saúde - ENFAS, vinculado ao Curso de Enfermagem da Unicruz.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

da Silva, I. S., Arboit, Éder L., da Silveira, M. R., Cavalheiro, I. T. F., Krause, K. de M. O., & Menezes, L. P. (2017). VISITA DOMICILIAR: ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PACIENTES CRÔNICICOS. Revista De Enfermagem, 12(12), 88–99. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/2422

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA