CAPACIDADE DE AVALIAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS

Autores

  • Aline Rugeri Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS/UFSM.
  • Neida Luiza Kaspary Pellenz Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS/UFSM.
  • Adriane Marines dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS/UFSM.
  • Éder Luís Arboit Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Luiz Anildo Anacleto da Silva Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS/UFSM.

Palavras-chave:

Enfermagem. Sistema Respiratório. Unidades de Terapia Intensiva. Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: avaliar a capacidade de técnicos de enfermagem atuantes em unidades de terapia intensiva sobre a necessidade de aspiração orotraqueal. Método: estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa. Os sujeitos foram técnicos de enfermagem atuantes em uma unidade de terapia intensiva adulto. Resultados: evidenciaram duas categorias temáticas, sendo elas: “capacidade de avaliação do técnico de enfermagem frente as complicações respiratórias e o reconhecimento da necessidade de aspiração ora traqueal” ea técnica de aspiração oro traqueal e o uso dos equipamentos de proteção individual”. Conclusões: Os achados desta investigação revelam que os entrevistados apresentam conhecimento básico no que diz respeito ao reconhecer as complicações respiratórias visíveis, e a necessidade de se realizar a técnica de aspiração oro traqueal, favorecendo assim a identificação das mesmas diante deste evento, evitando complicações de maiores agravos.

Biografia do Autor

Aline Rugeri, Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS/UFSM.

Enfermeira, egressa da Universidade Federal de Santa Maria UFSM Campus Palmeira das Missões RS- Brasil.

Neida Luiza Kaspary Pellenz, Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS/UFSM.

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela UFSC/SC, Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/CESNORS. Brasil.

Adriane Marines dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS/UFSM.

Enfermeira, Especialista em Terapia Intensiva. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões.

Éder Luís Arboit, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. E-mail: eder.arb@bol.com.br

Luiz Anildo Anacleto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS/UFSM.

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem PEN/UFSC. Docente do Centro de Educação Superior Norte - Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Rugeri, A., Pellenz, N. L. K., dos Santos, A. M., Arboit, Éder L., & da Silva, L. A. A. (2015). CAPACIDADE DE AVALIAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS. Revista De Enfermagem, 11(11), 11–25. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/1623

Edição

Seção

ARTIGOS