EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA UMA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER: UMA REFLEXÃO TEÓRICA

Autores

  • Rejane Ceolin
  • Lisiane da Rosa
  • Tassiana Potrich
  • Elisangela Argenta Zanatta

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Saúde da Mulher. Enfermagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a importância da Educação em Saúde como ferramenta na atenção à saúde da mulher. Consiste em uma reflexão teórica fundamentada na literatura disponível nos Cadernos do Ministério da Saúde e em artigos garimpados noScielo. Este enfoque considera as peculiaridades do ciclo de vida da mulher, onde as dimensões educativas possibilitam a troca de experiências e o aprendizado, ampliando o conhecimento que a mulher possui sobre si como um ser bio-psico-sócio-espiritual, de modo a valorizar suas experiências de vida. Por trabalhar com aspectos muito íntimos da mulher, o profissional enfermeiro deve estar preparado paraum atendimento integral de saúde a esse público, através da formação de vínculo e confiança, a fim de melhorar a qualidade da atenção à saúde e ao nível de satisfação das usuárias. Portanto, as práticas educativas devem ser orientadas pela equipe interdisciplinar, buscando a autonomia e a cidadania da mulher, privilegiando a comunicação e o diálogo de forma a oferecer um atendimento individual e humanizado,tomando como ponto de partida seus saberes e experiências adquiridasao longo da vida.

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Publicado

2014-01-16

Como Citar

Ceolin, R., Rosa, L. da, Potrich, T., & Zanatta, E. A. (2014). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA UMA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER: UMA REFLEXÃO TEÓRICA. Revista De Enfermagem, 4(4 e 5), 127–137. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/1141

Edição

Seção

ARTIGOS