SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO – APROFUNDAMENTO TEÓRICO

Autores

  • Fabiana Mânica
  • Alessandra Regina Muller Germani
  • Ezequiele Muller

Palavras-chave:

Enfermeiro. Formação. Diretrizes Curriculares.

Resumo

O presente trabalho objetiva concretizar uma das atividades de bolsista que é o aprofundamento teórico do Projeto de Iniciação Científica intitulado SUS na formação do profissional Enfermeiro: visão de egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da URI – Campus de Frederico Westphalen. Para tanto, realizamos uma leitura bibliográfica na perspectiva de construção do conhecimento, apostandono novo perfil de profissionais enfermeiros comprometidos. Desde acriação do Sistema Único de Saúde ocorrem discussões acerca da formação do profissional Enfermeiro, sendo que a partir da década de70 há um grande movimento por parte das enfermeiras e enfermeiros,além de setores da sociedade civil e entidades educacionais, lançando propostas alternativas e inovadoras na formação para a área da saúde. Assim, as Diretrizes Curriculares de Enfermagem são estratégias de mudança na formação dos profissionais, passando a ser compreendidas como objeto de construção social e histórica, pois traz em sua elaboraçãoo resultado da opinião e desejos de muitos enfermeiros, horizonte a serseguido, onde a autonomia e a responsabilidade social são relevantes e respondem aos apelos da realidade da população.

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Publicado

2014-01-14

Como Citar

Mânica, F., Germani, A. R. M., & Muller, E. (2014). SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO – APROFUNDAMENTO TEÓRICO. Revista De Enfermagem, 4(4 e 5), 45–60. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeenfermagem/article/view/1134

Edição

Seção

ARTIGOS