AS DIMENSÕES DA CULTURA NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: UM OLHAR TEÓRICO / THE DIMENSIONS OF CULTURE IN THE PRODUCTION OF MEANING IN THE SCHOOL CURRICULUM: A THEORETICAL VIEW

Autores/as

  • Cátia Keske Graduada em Pedagogia. Aluna do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos” do IFET Campus Júlio de Castilhos e da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Strictu Senso em Educação nas Ciências – Unijuí. Coordenadora Pedagógica da EJA na EMEF Rui Barbosa na Rede Municipal de Panambi/RS e professora na EEEB Paulo Freire, da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.391

Palabras clave:

Currículo. Cultura. Teorias Curriculares.

Resumen

Inúmeros têm sido os debates acerca das questões que envolvem o currículoescolar, reconhecidas a diversidade cultural e a multirreferencialidade teórica que perpassam os processos educativos. Em (des)continuidades teóricas e metodológicas, o currículo vem sendo articulado às questões culturais, econômicas, políticas e sociais das diferentes épocas, sempre permeado pelas relações de poder que circulam nessas esferas. A questão que se
impõe é como os currículos vêm sendo organizados e se têm alcançado as especificidades e demandas dos diferentes sujeitos que lhes dão vida, “praticando-os”. No presente texto procura-se problematizar as dimensões do currículo escolar a partir das teorias curriculares, principalmente das teorias pós-críticas na perspectiva pós-estruturalista em autores como Henry Giroux, Peter McLaren, Tomaz Tadeu da Silva e Gimeno Sacristán, quanto aos discursos produzidos sobre “currículo” e “cultura”. A cultura é ainda conceituada a partir dos autores Stuart Hall, Beatriz Sarlo e Nestor Garcia Canclini, estudiosos da cultura e teóricos dos estudos culturais.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

Keske, C. (2012). AS DIMENSÕES DA CULTURA NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: UM OLHAR TEÓRICO / THE DIMENSIONS OF CULTURE IN THE PRODUCTION OF MEANING IN THE SCHOOL CURRICULUM: A THEORETICAL VIEW. Revista De Ciências Humanas, 10(14), p. 33–46. https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.391

Número

Sección

Dossiê