DO ENSINO PRESENCIAL AO VIRTUAL: A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v7i9.298Resumen
O desenvolvimento tecnológico tem provocado inúmeras transformações na sociedade contemporânea, especialmente nosúltimos anos. A escola tem se beneficiado desse progresso usufruindo os diferentes recursos tecnológicos, mesmo, muitas vezes, sem ter consciência de seus usos e importância no seu cotidiano. Diante desse cenário desafiador de novas maneiras de aprender e de ensinar imbricadas nessa sociedade que também é virtual, na qual as dimensões tempo e espaço são percebidas como sendo mais flexíveis e mutáveis e onde a grande quantidade de informações é transmitida velozmente, a educação tem um papel importante a desempenhar, de pensar novas práticas para atender essas demandas. Propor que aprendizagens ocorram em outros contextos que não sejam presenciais implica propor aos autores dessas aprendizagens, sejam eles alunos ou professores, mudanças de paradigma e não, simplesmente, a troca do contexto
presencial para o digital. Por esse viés, o artigo aborda inicialmente a caracterização de ambientes virtuais, sinalizando para as concepções de aprendizagem e formação do professor no contexto atual.
Publicado
2012-09-13
Cómo citar
Grotto, E. M. B., & Terrazzan, E. A. (2012). DO ENSINO PRESENCIAL AO VIRTUAL: A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 7(9), p. 171–192. https://doi.org/10.31512/rch.v7i9.298
Número
Sección
Dossiê
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.