O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM BACHELARD

Autores/as

  • Adriana Loss Zorzan

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.270

Resumen

A releitura da obra de Gaston Bachelard (1884-1962), filósofo e ensaísta francês, é a centralidade deste estudo, considerando sua expressiva contribuição no debate referente à cientificidade das ciências humanas/sociais. Investiga e analisa a concepção epistemológica do autor supracitado. Atesta que a constituição do conhecimento verdadeiro é possível quando o indivíduo, ao encontrar-se no mundo, é capaz de experimentar intensamente o contexto que o cerca, dinamizando o mundo dos conceitos, repensando saberes, pensando o progresso científico em termos de ruptura e consciência de retificação. Afirma que a ciência se opões à opinião. Apresenta e analisa algumas implicações do trabalho bachelardiano para a educação, desafiando o repensar as práticas pedagógicas e suas metodologias, considerando sua cientificidade, bem como a construção do conhecimento nos contextos escolares.

Publicado

2012-09-06

Cómo citar

Zorzan, A. L. (2012). O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM BACHELARD. Revista De Ciências Humanas, 6(7), p. 85–100. https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.270

Número

Sección

Dossiê