O CONCEITO DE PRÁXIS E A FORMAÇÃO DOCENTE COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v17i29.2307Palabras clave:
teoria, prática, formação de professores, Paulo Freire.Resumen
Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, a partir da leitura das obras de Marx e Freire, aponta-se o falso antagonismo entre teoria e prática nos cursos de formação, como instrumento de despolitização da prática docente. Condição essa que tem efeito destrutivo potencializado se atrelada a leituras superficiais e modismos, produtoras de práticas educativas equivocadas. A especificidade do saber docente perpassa uma prática docente teoricamente fundamentada. Mas não propõe somente pensar a prática à luz das teorias, mas também constituir novas teorias a partir da rigorosa análise da prática, reatualizando o movimento dialético da práxis pedagógica. Isto é, valer-se do conhecimento organizado na ação e valer-se da ação para recompor o conhecimento organizado.Citas
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