A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES: UM RECURSO DIDÁTICO NO PROEJA-FIC
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v17i29.2294Palabras clave:
Recurso Didático, Identidade, Comunidade, Maquete, EspaçoResumen
Este artigo tem como objetivo reconhecer a elaboração de maquetes, como uma importante ferramenta didática, pelos Sujeitos do EJA. A proposta ocorreu na Unidade Curricular de Geografia do PROEJA-FIC em Técnicas de Agricultura Familiar - Ensino Fundamental localizada no município de São Miguel d’Oeste-SC. O embasamento teórico desta pesquisa perpassa por Karl Marx e Frederich Engels, Paulo Freire, Roqué, Mario O. Marques, Milton Santos, Stuart Hall, Helena C. Callai, entre outros. O método aplicado foi o estruturalista, com entrevistas estruturadas, pesquisa documental e entrevista e a técnica de observação assistemática. Na busca de uma propriedade autossustentável dentro da comunidade, a dinâmica tentou despertar um diálogo horizontal empírico, a partir das realidades locais e sua correlação com o estudo dos aspectos físicos e humanos, referentes ao espaço/tempo destes agentes sociais, representando-os, assim, na construção de maquetes.
Citas
ALVES, Gilberto Luiz. Educação no Campo: recortes no tempo e espaço. Campinas: Autores Associados, 2009.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1998.
_______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 7. ed. Campinas: papirus, 1996.
CALLAI, Helena Copetti. O Espaço e a Pesquisa em Educação. In: CALLAI, Helena Copetti; ZARTH, Paulo Afonso. Os conceitos de Espaço e Tempo na Pesquisa em Educação. Ijuí: Unijuí, 1999.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunição? 8. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (tradução: Rosisca Darcy de Oliveira)
_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
_______. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. (tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro)
LOCH, Jussara Margareth de Paula et tal. EJA: planejamento, metodologias e
avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2006. (tradução: Sueli Tomazini Barros Cassal)
MARQUES, Mario Osorio. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 2. Ed. Ijuí: Unijuí, 2000.
MOREIRA, Ruy. O que é Geografia? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação Escolar de Jovens e Adultos: das
competências sociais dos conteúdos aos desafios da cidadania. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002.
ROQUÉ, Bianca Beatriz. O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem
da Geografia: potencialidades, limites e possibilidades. Rio Grande: FURG, 2013. (Dissertação de Mestrado)
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: USP, 2009.
______. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Edusp, 2007.
_______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência
universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SILVA, Vládia; MUNIZ, Alexandra Maria Vieira. A Geografia Escolar e os Recursos
Didáticos: o uso de maquetes no ensino-aprendizagem da Geografia. Revista Geosaberes, Fortaleza, v. 3. n. 5, p. 62-68, jan/jun 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.