CURRÍCULO E SALA DE AULA

Authors

  • Wilher Freitas Guimaraes PUC Minas
  • Edna Gomes Roriz
  • Rita Amélia Teixeira Vilela

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v14i23.803

Abstract

 

O objetivo da pesquisa foi investigar o currículo materializado na sala de aula de Física, interpretando o que os dados nos revelaram, no processo de didatização do conhecimento, sobre a efetivação das diretrizes curriculares do ensino de Física. O pressuposto para a pesquisa é que o currículo materializado traduziria o sentido do ensino da Física no projeto pedagógico da modernidade, ou seja, como o ensino de Física favoreceria a realização das aspirações da Bildung . – educar, ensinar e formar. A metodologia utilizada foi a Hermenêutica Objetiva, um procedimento de pesquisa empírica qualitativa e interpretativa, desenvolvido pelo sociólogo Ulrich Oevermann, que permitiu compreender a escola a partir da reconstituição da aula. A investigação apontou que a disciplina analisada na sala de aula não confirma a realização das diretrizes curriculares de um ensino de Física que promova a autonomia para o aprender a partir dos elementos próximos, práticos e vivenciais dos alunos. Em vários momentos, a aula sustentada no senso comum, em informações equivocadas e mesmo reducionistas resulta na semiformação e na falta de um ensino da Física abordado enquanto construção histórica, como atividade social humana na qual as teorias científicas mantêm uma relação complexa com o contexto social, político, econômico e cultural em que ocorreram. Fato que reforça um processo educacional de mitificação do conhecimento científico, por parte dos alunos e limita a atuação dos mesmos, como cidadãos ativos e críticos, capazes de emitirem juízos de valor em relação a situações sociais que envolvam aspectos físicos e/ou tecnológicos relevantes.

Author Biography

Wilher Freitas Guimaraes, PUC Minas

Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Área de Concentração: Profissão Docente e Currículo.

Published

2013-11-29

How to Cite

Guimaraes, W. F., Roriz, E. G., & Vilela, R. A. T. (2013). CURRÍCULO E SALA DE AULA. Revista De Ciências Humanas, 14(23), p. 105–124. https://doi.org/10.31512/rch.v14i23.803