A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES: UM RECURSO DIDÁTICO NO PROEJA-FIC

Authors

  • José Fabiano de Paula Unilasalle-Canoas (Doutorando em Educação) e IFRS-Caxias do Sul (Prof. EBTT - Geografia)
  • Balduino Antonio Andreola Unilasalle-Canoas/ Prof. Titular do PPGE

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v17i29.2294

Keywords:

Recurso Didático, Identidade, Comunidade, Maquete, Espaço

Abstract

Este artigo tem como objetivo reconhecer a elaboração de maquetes, como uma importante ferramenta didática, pelos Sujeitos do EJA. A proposta ocorreu na Unidade Curricular de Geografia do PROEJA-FIC em Técnicas de Agricultura Familiar - Ensino Fundamental localizada no município de São Miguel d’Oeste-SC. O embasamento teórico desta pesquisa perpassa por Karl Marx e Frederich Engels, Paulo Freire, Roqué, Mario O. Marques, Milton Santos, Stuart Hall, Helena C. Callai, entre outros. O método aplicado foi o estruturalista, com entrevistas estruturadas, pesquisa documental e entrevista e a técnica de observação assistemática.  Na busca de uma propriedade autossustentável dentro da comunidade, a dinâmica tentou despertar um diálogo horizontal empírico, a partir das realidades locais e sua correlação com o estudo dos aspectos físicos e humanos, referentes ao espaço/tempo destes agentes sociais, representando-os, assim, na construção de maquetes. 

Author Biographies

José Fabiano de Paula, Unilasalle-Canoas (Doutorando em Educação) e IFRS-Caxias do Sul (Prof. EBTT - Geografia)

Prof. EBTT de Geografia (DEPE) do Campus Caxias do Sul do IFRS. Doutorando em Educação da linha: Gestão, Educação e Políticas Públicas; no Unilasalle-Canoas sob orientação do Prof. Dr. Balduino Antonio Andreola.

Balduino Antonio Andreola, Unilasalle-Canoas/ Prof. Titular do PPGE

Pós-doutorando em Educação pela UFRGS (2015). Doutorado em Ciências da Educação pela Université Catholique de Louvain - Belgica (1985); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1977); Mestrado em Psicopedagogia - Université Catholique de Louvain (1983); Bacharelado em Filosofia pelo Seminário Central de São Leopoldo (1952); Bacharelado em Teologia pelo Istituto San Pietro - Itália (1959); Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira - São Paulo (1968). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle de Canoas - UNILASALLE (2006 - atual). 

References

ALVES, Gilberto Luiz. Educação no Campo: recortes no tempo e espaço. Campinas: Autores Associados, 2009.

BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1998.

_______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 7. ed. Campinas: papirus, 1996.

CALLAI, Helena Copetti. O Espaço e a Pesquisa em Educação. In: CALLAI, Helena Copetti; ZARTH, Paulo Afonso. Os conceitos de Espaço e Tempo na Pesquisa em Educação. Ijuí: Unijuí, 1999.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunição? 8. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (tradução: Rosisca Darcy de Oliveira)

_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

_______. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. (tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro)

LOCH, Jussara Margareth de Paula et tal. EJA: planejamento, metodologias e

avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2010.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2006. (tradução: Sueli Tomazini Barros Cassal)

MARQUES, Mario Osorio. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 2. Ed. Ijuí: Unijuí, 2000.

MOREIRA, Ruy. O que é Geografia? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação Escolar de Jovens e Adultos: das

competências sociais dos conteúdos aos desafios da cidadania. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002.

ROQUÉ, Bianca Beatriz. O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem

da Geografia: potencialidades, limites e possibilidades. Rio Grande: FURG, 2013. (Dissertação de Mestrado)

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: USP, 2009.

______. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Edusp, 2007.

_______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência

universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SILVA, Vládia; MUNIZ, Alexandra Maria Vieira. A Geografia Escolar e os Recursos

Didáticos: o uso de maquetes no ensino-aprendizagem da Geografia. Revista Geosaberes, Fortaleza, v. 3. n. 5, p. 62-68, jan/jun 2012.

Published

2017-04-11

How to Cite

Paula, J. F. de, & Andreola, B. A. (2017). A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES: UM RECURSO DIDÁTICO NO PROEJA-FIC. Revista De Ciências Humanas, 17(29), 123–142. https://doi.org/10.31512/rch.v17i29.2294